Como Criar um Funil de Vendas

Funil de vendas na prática

Quer saber como criar um funil de vendas? Então não perca o post de hoje! Aqui te deixamos o caminho necessário para o sucesso! Confira!

Como criar um funil de vendas

Uma das ações mais importantes a serem tomadas por um gestor de um negócio é a criação de um funil de vendas; infelizmente, por desconhecimento ou outros fatores, a criação do funil de vendas é negligenciada por muitos profissionais.

Se você não estiver familiarizado com esse termo, “funil de vendas” ele significa o caminho trilhado pelo ciente para proporcionar os resultados desejados em seu negócio.

Este caminho vai desde inicio do negocio (atração do clientes) até seu fechamento com o cliente (venda do produto ou serviço).  Isso não acontece por acaso.  Você tem que descobrir como identificar os desejos, dores e anseios de seus potenciais clientes, para atraí-los de forma eficaz e iniciar um relacionamento.

Como Criar um Funil de Vendas

Pense em como um funil é moldado.  É uma extremidade ampla no início e apertada no fundo.  A parte maior “pega” o líquido que você despeja nele e, em seguida, a gravidade puxa esse líquido através da extremidade mais estreita, deixando para trás o resíduo de partículas não qualificadas.  Essa é uma analogia bruta, mas ajuda-nos a compreender o processo de vendas um pouco mais claramente.

Como identificar clientes em potencial

O primeiro passo no processo de vendas é identificar os clientes potenciais.  O objetivo é conduzir as partes interessadas para a grande final do seu funil de vendas para que você possa qualificá-los como boas perspectivas para negócios ou identificá-los como “resíduos indesejados”.

Em primeiro lugar, comece por definir o seu cliente ideal.  Isso ajuda você a desenhar um esboço do seu funil de vendas. Crie um questionário para si mesmo que identifique os problemas que seu cliente ideal tem.  Por exemplo, se você gerenciar uma loja de flores, você pode ter um questionário parecido com isto:

  • Será que eles conhecem alguém que vai se casar?
  • Eles estão envolvidos romanticamente com alguém neste momento?
  • Eles trabalham com recepções e ventos?

.Você não vai compartilhar este questionário com ninguém; é apenas para o seu benefício de planejamento.  O objetivo aqui é descobrir necessidades e desejos do seu cliente ideal.  Algumas pessoas compram flores para casamentos, então você pode querer identificar as pessoas que estão se casando.

O Funil de vendas como sistema de Marketing

Um funil de vendas é um sistema de marketing.  É o processo “ideal” no qual você pretende que seus clientes experimentem como eles vão fazer prospecção de novos cliente e compradores. O mundo online foi a melhor coisa que já aconteceu com os funis de vendas porque os sites e e-mails de marketing constroem com mais facilidade esses funis.

A ideia de usar um funil como uma metáfora para Vendas e Marketing de processos em negócios realmente deriva do conceito de Marketing clássico: Atenção, Interesse, Desejo, Ação.  Estes 4 elementos geralmente descrevem como você constrói o relacionamentos com os clientes, mas eles também podem descrever muitas outras coisas também (como a forma de estruturar uma boa estratégia de vendas).

O poder do conteúdo no funil de vendas

O item mais importante em praticamente todos os funis de vendas é o conteúdo.

Se você quiser atrair mais clientes em potencial para seu site em primeiro lugar, você precisa de conteúdo. (Blog, por exemplo, permite que você aproveite “conteúdo público” para atrair mais visitantes para o site).

Se você quiser ativar mais perspectivas em leads, você precisa de conteúdo. (Ofereça um relatório livre ou um e-curso que permitam que você capture mais endereços de e-mail como “conteúdo exclusivo”).

Considerações finais

Para criar um funil de vendas para o seu negócio, e transformar mais leads em clientes, você precisa de um bom conteúdo. (O envio de boletins periódicos é uma ótima maneira de construir uma relação mais forte com seus clientes).

A sua capacidade de compartilhar um grande conteúdo com suas principais perspectivas irá determinar o resultado de suas operações de negócios online.

Até o próximo!

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Luciano Terra

Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC e Pós Graduado em Marketing pela ESPM, atua como consultor de empresas nas áreas de Gestão Estratégica, Analise e Melhoria de Processos e Estratégias de Marketing, com ênfase no Marketing Digital.

Website: https://lucianoterra.com.br/

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