Como Ser Um Bom Vendedor Online

Afinal, como ser um bom vendedor online?

Hoje em dia não estar na internet significa deixar dinheiro na mesa; para não perder oportunidades você tem que aprender a ser um bom vendedor online.

Não importa a área em que você atue, você precisa estar na internet e entender um pouco sobre marketing digital.

A era digital exige novas técnicas de venda e ferramentas específicas.

Se você não sabe nada sobre o mundo online, não se preocupe, seguindo algumas das regras simples que relacionei abaixo você não vai fazer feio!

Como usar o e-mail

Como Ser Um Bom Vendedor

A Primeira coisa que você pode fazer é usar o e-mail para interagir com pessoas que possam estar interessadas em seus produtos ou serviços.

Essas dicas que vou passar são úteis para todo tipo de negócio, seja você um corretor imobiliário, vendedor de consórcios, terapeuta, vendedor de carros, vendedor de sapatos, etc.

O que você não deve fazer via e-mail

Para ilustrar de forma mais clara algumas dicas, vou usar o mercado imobiliário como exemplo, porém, todas as dicas podem e devem ser projetadas para o mercado em que você atual, fique atento(a).

Erro 01 – Enviar emails indistintamente

Sair enviando e-mail para todas as pessoas que você conhece ou para todos os e-mails que você encontrar, sem que você saiba se essas pessoas têm interesse por imóveis ou não.

Isso é considerado SPAM e vai fazer com que você fique muito mal perante essas pessoas.

Erro 02 – Enviar emails demais

Enviar vários emails por dia e acabar se tornando chato.

Tudo bem que você pode encontrar vários imóveis diferentes que sejam do interesse daquela pessoa num mesmo dia, mas é melhor não enviar mais de um e-mail, aliás, o ideal é nem mandar e-mail todos os dias, a não ser que a pessoa te solicite isso. As pessoas são ocupadas.

Prefira procurar por vários imóveis e no fim do dia, ou na manhã do dia seguinte enviar um único e-mail com todos os imóveis que podem interessar a essa pessoa.

O exagero de opções acaba confundindo o potencial cliente, portanto não exagere.

Lembre-se, seu objetivo não é ficar mandando e-mail, mas sim se aproximar desta pessoa, fazer contato pessoal e vender.

Erro 03 – Descuidos

Escrever os e-mails com pressa e não perceber que contêm erros de português ou escrevê-los EM LETRAS MAIÚSCULAS. Na internet, quando você escreve em letras maiúsculas significa que você está gritando com a pessoa, por isso evite a qualquer custo.

O português é a nossa língua, o mínimo que você precisa fazer é saber escrever bem antes de tentar se comunicar com outras pessoas. Invista um tempo revisando o e-mail e passe uma imagem mais profissional para seus clientes.

O que você pode fazer nos emails

Você pode pegar os interesses de cada uma das pessoas que te procurou e que não encontraram os imóveis dos sonhos e uma vez por semana mandar um e-mail para essas pessoas avisando sobre os imóveis que possam interessar a elas.

Se você tiver muitos clientes, contrate um serviço de e-mail marketing e de tempos em tempos, mande e-mail para as pessoas que já fizeram contato com você enviando conteúdo de valor que irão interessar a elas.

Mas, tenha em mente que seu e-mail sempre deve ter um “gancho” para estimular um contato pessoal.

Estas dicas podem ser automatizadas (você pode programar a entrega de emails) com a ajuda de um sistema de e-mail marketing.

Duas dicas para automatizar seu envio de emails:

  1. A primeira é a plataforma E-goi, que está muito completa, é em português e tem conta de testes gratuita para até 5001 usuários; que já dá para fazer um belo trabalho profissional. Clique aqui para conhecer a plataforma E-goi.
  2. A segunda, caso você já seja um pouco mais experiente com tecnologia é o Mautic; esta poderosa ferramenta é gratuita, entretanto você terá que hospeda-la em um host e fazer a instalação, exigindo um pouco mais de conhecimento técnico.

Continuando…

Uma vez por semana você pode mandar dicas sobre aspectos relevantes para quem tem interesse em adquirir um imóvel, como por exemplo: ,

  • dicas sobre os cuidados na escolha do imóvel,
  • dicas sobre documentação,
  • informações sobre a valorização dos imóveis,
  • dicas de segurança para a compra de imóveis,

Ou alguma outra dica que você ache conveniente e relevante para seus potenciais clientes, mas lembre-se de manter as dicas no seu foco de atuação: imóveis.

Como usar as Redes sociais

Como Ser Um Bom Vendedor

Se hoje todo mundo está nas redes sociais, você também deve estar.

Você pode conseguir fazer muitas vendas se souber como se portar nas redes sociais. Aqui vão algumas dicas!

O que não fazer nas redes sociais

Nem tudo que é possível é recomendável.

Erro 01 – Spam

Ficar mandando mensagens privadas para as pessoas quando essas não são suas amigas, ou não solicitaram esse tipo de contato.

Isso também é considerado spam e você pode ter sua conta bloqueada por isso.

Erro 02 – Não interagir

Entrar em grupos e ficar o tempo todo postando fotos ou informações sobre os imóveis que você tem a venda, sem interagir, sem responder as dúvidas ou comentar assuntos de interesse do grupo.

Erro 03 – Marcar pessoas em publicações

Ficar postando foto de imóveis no seu perfil e marcando um monte de gente que nem sabem por que estão sendo marcadas é um erro sério que costuma trazer consequências desagradáveis, inclusive eliminação da conta.

E mesmo quando alguém estiver comprando algum imóvel com você, não marque a pessoa nas fotos ou em informações sem autorização.

O que está ali nas redes sociais pode ser visto por qualquer um e talvez o seu cliente não deseje que todo mundo fique sabendo dos bens que ele anda adquirindo.

O que você deve fazer nas redes sociais

Interagir

Participar de grupos e ser solícito, tirando dúvidas dos outros participantes e ajudando.

Quando pertinente, e se isso não for contra as regras do grupo, você pode fazer divulgação de algum imóvel.

Mas lembre-se que se o objetivo do grupo não for a compra e venda de imóvel, você não deve fazer isso.

E se você está se perguntando por que perder tempo em um grupo onde você não pode divulgar seus imóveis, eu explico: na verdade não é perda de tempo, quando você comenta e ajuda essas pessoas, você cria uma conexão com elas.

Aos poucos você vai ficando conhecido e acaba realizando mais vendas do que se simplesmente ficasse postando imóveis nesses grupos.

Fanpage

Crie uma fanpage para divulgar os imóveis que você possui, mas tenha em mente que as pessoas compram soluções, não produtos.

E isso também acontece quando o bem a ser comprado são os imóveis, ou seja, se você está vendendo uma casa, ressalte os pontos positivos desse imóvel e mostre a essas pessoas como essa casa pode solucionar algum problema que elas possam estar tendo.

Se você tiver dificuldades para criar a sua Fanpage, sigas as dicas do próprio Facebook, clicando aqui!

O desafio de “Como ser um bom vendedor na era online” pode e deve ser encarado de frente pelos profissionais que desejam permanecer competitivos no mercado.

E você, usa a internet de alguma outra forma para vender seus produtos? Comente, será muito legal saber dos seus métodos.

Até o próximo!

Compartilhe este artigo em sua rede social.

Luciano Terra

Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC e Pós Graduado em Marketing pela ESPM, atua como consultor de empresas nas áreas de Gestão Estratégica, Analise e Melhoria de Processos e Estratégias de Marketing, com ênfase no Marketing Digital.

Website: https://lucianoterra.com.br/

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