Como Ter Mais Produtividade | Ferramentas Valiosas!

Você quer saber como ser mais produtivo(a)?

Cada dia mais o mundo nos cobra produtividade. Precisamos ser produtivos, produzir cada vez mais, com maior qualidade e em menor tempo; porém, parece que a procrastinação insiste em nos perseguir.

É o facebook que não para de mostrar coisas interessantes na timeline, o instagram com novas fotos a cada momento, aquele programa na tv que você gostaria tanto te assistir, ou aquele amigo que você não vê faz tempo e está te chamando no whatsapp. Ufa, quantos tentações para a distração.

Parece que quanto mais importante (e não agradável) a tarefa que temos que realizar, mais procrastinamos.

Mas afinal, uma hora ou outra temos que parar de procrastinar e produzir algo. Então que tal começar agora?

Nesse artigo separamos algumas dicas rápidas e fáceis de produtividade para você descobrir que é possível fazer muito mais do que você já faz, em um menor tempo e com uma maior qualidade.

Como Ter Mais Produtividade

Administração do tempo.

A Administração do tempo está intimamente ligada com a produtividade. Se você passa a tarde com o facebook ou alguma outra rede social aberta, apenas para ver o que anda rolando na timeline, muito provavelmente você está administrando mal o seu tempo.

Há quem diga que “tempo é dinheiro”, mas eu discordo. Tempo é muito mais importante que dinheiro; o dinheiro é um bem renovável, você perde hoje, mas amanhã pode ganhar novamente. O dinheiro que você não usou hoje, pode usar amanhã ou depois.

Mas e o seu tempo? Será que você pode ter seu tempo de volta ou deixar um pouco para usar em outra ocasião? Claro que não!

E não é só por isso que administrar o tempo é importante; quando você não administra seu tempo, você passa a gastá-lo com coisas desnecessárias, e o que realmente é importante fica para trás.

Em que o seu tempo é melhor empregado?

Reflita, o que realmente vale a pena, o que te trás resultado, felicidade, etc. Será que você tem isto claro? Será que não está deixando coisas importantes para trás?

Então, pare tudo o que você está fazendo e pense bem: como será que você está gastando o seu tempo, será que ele está sendo bem empregado? Ou será que você está só enrolando e perdendo tempo, dinheiro e felicidade?

Ferramentas gratuitas na internet para ajudar no dia a dia

Se você pensou um pouco e chegou a conclusão de que que realmente está desperdiçando seu tempo, não se preocupe, segue agora uma lista de ferramentas grátis que encontramos na internet para te ajudar na administração do tempo e na produtividade.

Stay Focused

Essa é uma extensão do Google Chrome que você instala e informa a ela quais são os sites que te fazem perder mais tempo e quanto tempo por dia você quer passar neles. Então, se você costuma passar a tarde toda no Facebook, você pode configurá-lo para permitir que você fique apenas 1 ou 2 horas por dia no facebook, depois disso (em horas corridas ou alternadas), a extensão bloqueia o facebook e você só conseguirá acessá-lo novamente no dia seguinte.

Caso você queira, também pode escolher um horário a partir do qual os sites estarão liberados, por exemplo, você pode decidir que após as 18 horas todos os sites estarão liberados para você usar sem problemas.

Para instalar esta extensão no seu navegador Chrome, clique aqui! Você encontra também o APP para o seu smartphone Android no Google Play.

Time Rescue

Essa ferramenta existe na versão free e na versão paga. Mas a versão free é mais do que suficiente para você começar. Você precisará baixar um programinha que ficará controlando tudo o que você faz no computador. E aí ele te envia um relatório semanal dizendo quanto tempo, durante aquela semana, você passou fazendo o que.

O legal é que você pode ir comparando as semanas para ver se você está evoluindo. E não se assuste caso você descubra que perde mais de um dia de trabalho nas redes sociais!

Para instalar o Time Rescue, clique aqui!

Como Ter Mais Produtividade

Desenvolvendo Hábitos produtivos.

Uma coisa é certa, não adianta você ter mil aplicativos e ferramentas instaladas no seu computador se você não estiver realmente determinado a mudar e a ser produtivo. A produtividade é um hábito. E para ter esse hábito é fundamental que a procrastinação deixe de existir.

E se você precisar de uma ajudinha na hora de dar tchau para a procrastinação, recomendo que você use o método Pomodoro.

Pomodoro

Pomodoro é o nome daqueles timers de cozinha, que imitam um tomate sabe? E o método leva esse nome pois é com ele que você vai fazer seu gerenciamento de tempo. Mas, caso você não tenha, existem milhares de aplicativos para celular que oferecem a mesma função, basta buscar por Pomodoro.

Bom, o método consiste em trabalhar durante 20 minutos sem nenhuma interrupção, ou seja, você não pode atender o telefone, dar uma espiadinha no Facebook, nem responder ninguém no whats app. Nesses 20 minutos também estão proibidas idas ao banheiro ou levantar para pegar água. São 20 minutos de extrema concentração. Desligue tudo o que pode tirar sua concentração e trabalhe arduamente por 20 minutos.

Após os 20 minutos, configure seu timer para 10 minutos e nesses 10 minutos você está livre para fazer o que quiser: whats app, banheiro, Facebook ou até mesmo um lanchinho.

Após os 10 minutos, volte a trabalhar por mais 20 minutos sem distração. A cada 4 ciclos de 20 minutos de trabalho e 10 de descanso, tire meia hora de descanso. Os 20 minutos são bons por que é pouco tempo e com isso você consegue manter a atenção e o foco por mais tempo.

Dicas de livros

Para finalizar seguem dicas de livros que podem te ajudar, clique nos link abaixo e confira:

As dicas de produtividade de hoje são essas. E você, tem alguma dica para dar? Comente abaixo, será uma satisfação receber a sua contribuição.

Até a próxima!

Compartilhe este artigo em sua rede social.

Luciano Terra

Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC e Pós Graduado em Marketing pela ESPM, atua como consultor de empresas nas áreas de Gestão Estratégica, Analise e Melhoria de Processos e Estratégias de Marketing, com ênfase no Marketing Digital.

Website: https://lucianoterra.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *