Cuidado! Sua Imobiliária pode estar doente.

A Imobiliária não sente dor

A Imobiliária não sente dor física como nós, seres humanos, entretanto a dor física é um sinal importante de que há algo errado conosco, é um indicador eficaz desenvolvido pelo nosso criador que nos força a tomar uma ação em função do incômodo causado pela dor.

Acontece que a dor nos força a ir ao médico fazer um check-up e diagnosticar o problema para que possamos adotar o tratamento mais adequado para ficarmos bem.

Se não sentíssemos dor, provavelmente teríamos uma vida limitada por problemas físicos ou morreríamos mais cedo, pois nossos problemas, sem o tratamento adequado, se agravariam e afetariam negativamente todo o resto de nossas vidas.

O fato é que empresas também têm problemas que podem levá-las a um desempenho insatisfatório e, em casos mais graves à morte, pois como não há dor física, nem sempre tais problemas são percebidos ou levados a sério e, consequentemente, não são tratados no momento adequado ou da forma adequada.

Fique atento a este conteúdo, pois vou dar uma grande dica do que você pode fazer a respeito deste assunto em sua imobiliária!

Existem problemas “normais” no mercado imobiliário?

Certos problemas são tão frequentes no Mercado Imobiliário que acabam sendo aceitos como “normais”, como parte do negócio.

Eu trabalho com consultoria em gestão de imobiliárias e na análise e melhoria de processos desde 2001 e nesses anos já vi de tudo que você possa imaginar em Imobiliárias, mas tem uma coisa que até hoje me causa grande estranheza: a existência de uma cultura de aceitação de problemas como algo normal do setor.

Muitos proprietários e gestores imobiliários, embora percebam a existência de problemas, optam por conviver com eles ao invés de eliminá-los. As desculpas que mais escuto são as seguintes… “este mercado é assim mesmo, difícil”,  “eu trabalho a 20 anos neste mercado e isso sempre foi assim, não vai mudar nunca” ou ainda, “esse tipo de problema é normal em imobiliárias”.

NÂO!

Absolutamente NÃO!

Não se engane, pois apesar do mercado imobiliário ter suas particularidades, como todos os demais mercados têm as suas, gestão é gestão e problemas são problemas em todo e qualquer tipo de negócio.

A atitude de encarar a gestão de forma profissional é que faz a diferença entre as empresas que estarão aptas a aproveitar a nova onda de crescimento do mercado imobiliário para realizar lucros fenomenais e as que apenas estão lutando para sobreviver, para manter as portas abertas.

O que você quer para a sua imobiliária? Sobreviver a duras penas ou atuar de forma profissional, estratégica e lucrativa?

Sintomas que indicam que sua imobiliária pode está doente

Vejamos alguns sintomas que indicam a existência de problemas em sua imobiliária:

  • Os Gestores não podem se ausentar, senão as coisas não andam;
  • Desavenças frequentes entre a equipe de vendas e o administrativo;
  • Perda de tempo com o retrabalho, ou seja, coisas que precisam ser refeitas por não terem sido bem feitas da primeira vez;
  • Atrasos nos prazos estabelecidos para os processos da empresa;
  • Alta rotatividade de colaboradores;
  • Se um colaborador chave não está presente o restante não sabe como proceder;
  • Queda no desempenho de vendas;
  • Investimentos em marketing sem retorno;
  • Esquecimento de prazos ou de compromissos;
  • Reclamações recorrentes de clientes;
  • Etc.

Se a sua imobiliária apresenta dois ou mais dos sintomas acima você deve ligar o sinal de alerta, pois todos esses sintomas são sinais claros de que sua imobiliária pode estar doente, isto mesmo, existem problemas que comprometem seriamente o desempenho da imobiliária e que precisam ser tratados para que sua empresa seja competitiva e rentável.

Saúde da imobiliária X sua saúde

Existe um fato cruel que permeia a saúde das empresas. Normalmente quando empresas estão doentes, sobrecarregam seus proprietários ou gestores, seja com uma carga de trabalho desumana, seja com elevados níveis de estresse, que podem desencadear sérios problemas de saúde.

Tal fato interfere na qualidade de vida de proprietários e gestores, pois causam problemas reais, como por exemplo:

  • Desenvolvimento gastrites e úlceras nervosas,
  • Distúrbios do sono,
  • Crises nervosas e outros problemas de saúde,
  • Falta de tempo para a família,
  • Falta de tempo para o lazer,
  • Falta de tempo para se exercitar,
  • Etc.

Normalmente os proprietários e gestores até vão ao médico para buscar tratamento para os problemas que incomodam, mas raramente se curam por completo, pois acabam não tratando a verdadeira causa do problema… seu negócio imobiliário.

Como cuidar da saúde da imobiliária

Simples, chame um “médico de empresas”, também chamado de consultor ou especialista para fazer uma consulta em sua Imobiliária!

Um bom profissional tem condições de fazer uma avaliação profunda sobre a saúde do seu negócio e, com base nesta avaliação, diagnosticar os problemas existentes, identificar as causas dos problemas e aconselhar o melhor tratamento possível para recuperar a saúde de sua imobiliária.

Existem inúmeros exames que podem e devem ser realizados no seu negócio imobiliário e profissionais experientes possuem metodologia e ferramentas adequadas para isto. A partir de um check-up é possível fazer um mapeamento profissional da situação e dar o direcionamento adequado.

Com base em um relatório detalhado sobre o seu negócio eu garanto que você passará a ter uma visão mais clara da situação; além de perceber os problemas com maior objetividade, também entenderá suas causas e poderá, em conjunto com o especialista, elaborar um plano de ação coerente, realista e viável para levar seu negócio para um patamar superior de desempenho.

Você é “o cara” e deve saber que buscar ajuda profissional é sinal de inteligência, não de fraqueza!

Entenda o seguinte: você é certamente o maior conhecedor do seu negócio e, por atuar no mercado imobiliário também deve ser um grande conhecedor deste mercado, e isto ninguém tira de você.

Um profissional externo não estará competindo com você, muito pelo contrário, estará ao seu lado para lhe ajudar com a expertise dele, de forma que juntos possam levar a imobiliária para uma situação mais saudável, permitindo melhorias significativas na produtividade.

Inúmeros fatores podem contribuir para que você não esteja conseguindo mudar esta situação no momento, e isto não é culpa sua. Por isso, um olhar de fora, neutro e sem envolvimento emocional com o seu negócio pode ser bem útil para ajudá-lo.

Eu recomendo que você leia o texto “Consultoria, o que é e como usar”, pois acredito que o ajudará a abrir a mente para as possibilidades de ajuda em seu negócio. No final deste artigo disponibilizarei o link para você acessar este texto, combinado? Vamos em frente…

A Importância de Processos

As empresas de sucesso na atualidade, independentemente do ramo de atuação, têm uma coisa em comum, processos bem estruturados, funcionais e devidamente registrados. Isto possibilita entre outras coisas:

  • A garantia de que as coisas serão feitas dentro de um padrão estabelecido (repetição de acertos, não de falhas);
  • A eliminação ou redução substancial de problemas recorrentes, possibilitando mais tempo para ações que geram resultado para empresa (menos tempo “apagando incêndios” e mais tempo investido em ações estratégicas);
  • A garantia de que o know-how da empresa não será perdido com a eventual saída de um colaborador;
  • A estruturação de indicadores de produtividade para facilitar o a gestão do negócio;
  • Maior produtividade;
  • Regras claras e bem definidas;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Etc.

Nas minhas andanças pelo Brasil vejo muitas imobiliárias investindo pesado em treinamentos motivacionais, treinamentos de venda e outros para tentar motivar seus colaboradores e vender mais; entretanto, conversando com proprietários e gestores, geralmente recebo relatos de que os colaboradores ficam animados por dois ou três dias, no máximo uma semana, mas depois tudo volta a ser como era antes.

Perceba, eu não estou falando que treinamentos e ações de incentivo não são importantes, mas preciso que você preste muita atenção no que vou lhe falar agora, pois é muito importante!

Os processos são como o alicerce de um imóvel, sem processos bem estruturados dificilmente você conseguirá construir uma situação diferente em sua empresa.

O que acontece na prática é que um colaborador pode até tomar um “chá de ânimo” assistindo uma palestra ou participando de um treinamento interessante, porém quando volta para o dia a dia na empresa, os problemas continuam se repetindo, gerando insatisfações, desânimo e baixa produtividade. Em alguns casos gera inclusive a perda de talentos para a concorrência.

Você já deve ter escutado a seguinte expressão: “motivação é como banho, se não tiver regularidade perde o efeito”. E você sabe o que proporciona regularidade e constância nas ações de sua imobiliária?

Isto mesmo, os processos.

Check-up Imobiliário

Como falei no início deste artigo, eu vou dar uma grande dica do que você pode fazer, hje mesmo, a respeito deste assunto em sua imobiliária!

Faça um check-up Imobiliário.

Através de um check-up profissional você terá uma visão clara do que está bem em seu negócio, dos pontos que necessitam de atenção para evitar problemas futuros e ainda terá ciência dos problemas já existentes e que precisam ser tratados.

Para saber mais sobre o check-up imobiliário clique aqui e preencha as informações solicitadas; eu lhe enviarei um email contendo maiores detalhes sobre este serviço.

Eu espero ter ajudado com este artigo e, para finalizar, gostaria que você percebesse o nível de satisfação de alguns empresários, proprietários e gestores de imobiliárias que realizaram trabalhos sérios na análise e melhoria de seus processos, confira os vídeos abaixo:

Clivanda Tomio – Ex-Proprietária da Loocau Imóveis – Joinville – SC
Cláudia Gonçalves – Proprietária JBA Imóveos – Curitiba-PR
Ricardo Martins – Ex-Gerente da Joinville Imobiliária – Joinville-SC
Doglas Piermann – Proprietário da Imobiliária Piermann – Jaraguá do Sul – SC.

Caso você tenha interesse em conversar comigo sobre este assunto, será um prazer trocar uma ideia e fazer novas amizades. Clique aqui para entrar em contato.

Até o próximo!

P.S. Recomendo a leitura do texto “Consultoria Empresarial | O Que é e Como usar?”.

Luciano Terra

Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC e Pós Graduado em Marketing pela ESPM, atua como consultor de empresas nas áreas de Gestão Estratégica, Analise e Melhoria de Processos e Estratégias de Marketing, com ênfase no Marketing Digital.

Website: https://lucianoterra.com.br/

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