Marketing para Profissionais Liberais em um Mundo Digital

Como usar o Marketing para Profissionais Liberais em um mundo digital

O uso do Marketing para Profissionais Liberais é uma das principais estratégias para quem deseja atingir seu público-alvo de uma forma segmentada e aumentar, de forma considerável, seus resultados.

Com uma estratégia digital bem planejada e executada, a consequência é o aumento da presença digital, maior reconhecimento profissional (autoridade) e, consequentemente, o aumento nas vendas de produtos ou serviços; esse tipo de estratégia inovadora, está sendo usada de forma crescente por empresas e profissionais  liberais (médicos, advogados, terapeutas, corretores de imóveis, artistas, contadores entre outros) que precisam se posicionar como autoridade em seu mercado para atrair e conquistar mais clientes.

Para os profissionais liberais é muito comum encontrar dificuldades na divulgação de seus produtos ou serviços, seja pelos altos custos das mídias tradicionais, seja pela estrutura enxuta que não permite a contratação de mão de obra especializada para o quadro de colaboradores ou mesmo pelas limitações éticas impostas pelos conselhos e órgãos reguladores.

Conhecer as possibilidades existentes através das estratégias de marketing digital é fundamental para o sucesso do seu posicionamento de mercado nos dias atuais, afinal, mais da metade dos brasileiros encontra-se na internet, que é um meio barato, prático e de grande efetividade para se promover.

Entenda que há formas distintas de promover os serviços que você oferece e, na internet, essa promoção pode tomar uma proporção gigantesca, de acordo com a sua realidade e necessidade, pois podemos nos comunicar tanto com um público que fica em um raio de 3 Km do seu escritório  quanto com qualquer pessoa do mundo.

Exemplificando, você pode ser um “bam bam bam” em cirurgia plástica e atrair clientes dos quatro cantos do mundo, ou pode ser um terapeuta em início de carreira interessado em  atrair pessoas do município em que atua. Através do Marketing digital podemos traçar estratégias específicas para cada uma dessas necessidades.

Presença Digital no marketing para o Profissional Liberal

Marketing para Profissionais Liberais

Você precisa entender que existem novas formas para atrair seu público-alvo, que estão diretamente ligadas

à internet e às estratégias de marketing para o profissional liberal. A partir de uma presença digital bem estruturada, fica mais fácil para você, profissional liberal, se conectar com as pessoas que tem interesse em seus produtos ou serviços. Isto se dá através do fornecimento estratégico de conteúdo relevante para seus potenciais clientes, que são o público-alvo das campanhas de marketing online. Construir essa presença é uma das estratégias de marketing mais eficazes na atualidade.

A internet é o meio que apresenta a melhor relação custo x benefício para a  promoção de serviços profissionais e, por este motivo, cada vez mais profissionais estão iniciando projetos de presença online. Mas não se engane, se você pensa que presença digital se limita a ter um site bonitinho falando sobre seu serviço ou uma fanpage cheia de curtidas, você está muito enganado. A presença digital bem estruturada permite que você converse, de forma direta, com as pessoas que se interessam pelos seus serviços e proporciona um significativo aumento na sua base de clientes.

É necessário entender que a presença digital não é apenas uma tendência, é uma realidade e um caminho obrigatório para todos que almejam ter sucesso nesta era digital.

Criação de autoridade

A criação de autoridade para os profissionais liberais visa promover a sua imagem, ou seja, a forma com que é percebido pelos potenciais clientes,  proporcionando benefícios significativos. A começar pelo respeito e admiração dos potenciais clientes.

Com a credibilidade gerada a partir de uma autoridade bem trabalhada, através das estratégias e técnicas do marketing digital, os seus potenciais clientes passam a desejar o seu serviço e, como sabemos, do desejo para a ação basta um empurrão.

Na prática, quanto maior for sua autoridade, mais lotada estará sua agenda e maior será o valor que você poderá cobrar pelos seus serviços.  Além disso, há toda a admiração, relacionamento e novas parcerias que são criadas a partir da autoridade profissional que foi gerada no âmbito online.

A autoridade pode ser criada a partir da forma como o profissional se comunica,  mediante experiências compartilhadas e, principalmente, através da possibilidade de ensinar e cativar as pessoas através de conteúdos relevantes, de grande utilidade e valor.

É mais do que necessário sair da mesmice e começar a produzir conteúdos voltado para essa criação de autoridade, para que seus potenciais clientes reconheçam o seu conhecimento na área em que atua e passe a percebê-lo como referência, como autoridade no assunto.

Atração de clientes

O processo de atração de clientes está relacionado diretamente com a boa produção de conteúdo.

Atualmente, de acordo com a estratégia traçada para o profissional,  é possível investir em conteúdos despojados ou sérios em redes sociais, canais de vídeo e em um bom blog ou site.

Recomendo a leitura do artigo Como gerar leads qualificados, que complementa este assunto de forma detalhada.

Mas não basta atrair, deve-se nutrir a relação, e ai entram mídias complementares do arsenal do marketing digital, como emails, Whatsapp,Facebook, Instagran, etc.

Busque envolver o seu público, atraia-o com conteúdos relevantes, use as técnicas do marketing digital e tenha em mente a necessidade de nutrir este relacionamento de acordo com as necessidades do seu público.

A ideia é colocar em prática ações concretas de marketing que são de fato valorizados pelas pessoas e que auxiliam na atração e manutenção de clientes.

Sendo assim, é preciso ter em mente que a atração visa encontrar as pessoas que são certas para o seu negócio e que realmente possuem o interesse no tipo de trabalho que realiza, ou seja, não é qualquer cliente, é o cliente certo e que irá consumir seus serviços.

Até o próximo!

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Luciano Terra

Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC e Pós Graduado em Marketing pela ESPM, atua como consultor de empresas nas áreas de Gestão Estratégica, Analise e Melhoria de Processos e Estratégias de Marketing, com ênfase no Marketing Digital.

Website: https://lucianoterra.com.br/

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