O Comportamento do Consumidor na Internet

Você conhece o comportamento do consumidor na internet?

Sabe o que fazer  para gerar vendas para o seu negócio?

Através da leitura deste artigo, você compreenderá como se comporta o usuário da internet e  será capaz de criar estratégias consistentes de presença online,  gerando mais visitas de clientes e, consequentemente, mais vendas. Você ainda terá acesso a um vídeo exclusivo que trata deste assunto.

Os profissionais de Marketing e Vendas Online usam este valioso conhecimento, sobre o comportamento do consumidor, na internet para posicionar clientes dos mais variados segmentos na internet, gerando mais visibilidade, engajamento e vendas.

A verdade é que a grande maioria das pessoas e das empresas ainda não explora, de forma eficaz, este comportamento dos usuários na internet, perdendo grandes oportunidades de direcionar um fluxo considerável de potenciais clientes para o seu negócio.

O Comportamento do Consumidor na Internet

Comportamento do Consumidor na Internet

“O novo consumidor está conectado e utiliza a internet para pesquisar produtos e serviços do seu interesse. Cerca de 80% a 90% deles buscam opiniões sobre produtos e reputação de empresas principalmente nas redes sociais e sites de busca.” (fonte: R& Notícias – Em tempos de crise, marketing digital é aliado das empresas).

Os usuários da internet possuem um padrão de comportamento!

Os 4 comportamentos a seguir são comuns à grande maioria dos usuários da internet no mundo inteiro, se você pudesse filmar cada usuário da internet, nos quatro cantos do mundo, perceberia que eles:

  1. Fazem pesquisa na internet através de mecanismos de busca, sendo a grande maioria pelo Google. Você lembra das páginas amarelas do passado? pois é… acabaram;
  2. Acessam as redes sociais na internet (a rede com maior número de usuários atualmente é o Facebook);
  3. Acessam seus e-mails na internet e
  4. Consomem conteúdo na internet (consomem informações de seu interesse).

Ao ver a relação dos 4 padrões de comportamento, você pode pensar… isto é obvio Luciano, todo mundo sabe disto. Eu até concordo que a informação pode parecer obvia, porém, te convido a fazer uma reflexão mais profunda através da resposta às seguintes questões, e verá quem nem tudo que é obvio é aproveitado.

Quanto às pesquisas nos mecanismos de busca:

  1. Seu negócio é encontrado na internet quando o seu potencial cliente pesquisa, em sites de busca, por termos relacionados ao seu negócio?
  2. Caso encontre o seu negócio na pesquisa, você está posicionado melhor que os seus concorrentes ou seus concorrentes aparecem primeiro?

Quanto às redes sociais:

  1. Quando seus potenciais clientes navegam nas redes sociais, eles têm acesso ao seu negócio?
  2. Seu negócio possui uma fanpage com conteúdo relevante e atualizado para seus potenciais clientes?
  3. Você disponibiliza vídeos com depoimentos de clientes sobre o seu negócio?

Quanto ao email:

  1. Você possui mecanismos para captura de email de potenciais clientes interessados no seu negócio?
  2. Você possui um cadastro de emails de clientes e potenciais clientes?
  3. Mantém uma comunicação estratégica, periódica com seus clientes e potenciais clientes?

Quanto ao Conteúdo:

  1. Você disponibiliza conteúdo relevante para esclarecer dúvidas ou dar orientações aos seus potenciais clientes?

Se você respondeu sim a estas questões, está no caminho certo para ter sucesso no novo marketing, PARABÉNS!, mas,… se não respondeu positivamente a uma dessas questões, vou te dar um conselho…

Não durma no ponto!

Vá atrás de informações e coloque seu negócio de forma profissional no ambiente online.

Seja o seu negócio a comercialização de produtos ou serviços, tenha você lojas físicas ou virtuais, atue você apenas em uma região específica, em todo o país ou mesmo mundialmente, as ferramentas de marketing e vendas digitais são indispensáveis para os negócios que querem sobreviver e crescer nos próximos anos, pois permitem acessar os potenciais clientes através do seu comportamento na internet.

Comportamento do Consumidor na Internet

Importância do Conteúdo

Para ilustrar de forma mais prática, falarei um pouco mais sobre a importância do conteúdo.

É importante que você entenda que o conteúdo gera engajamento com o seu potencial cliente, aproximando-o cada vez mais do seu negócio. Através de conteúdos com orientações e dicas sobre o produto ou serviço, este potencial cliente ficará cada vez mais seguro e maduro para efetuar a compra.

Por exemplo, se o seu negócio é uma loja de bicicletas, poderia disponibilizar conteúdos estratégicos para atrair pessoas interessadas. Imagine que você publica artigos e vídeos com os seguintes temas:

  • 5 coisas que você precisa saber para não errar na compra da sua bike,
  • 7 coisas que você deve conferir antes de comprar sua bicicleta, ou ainda …
  • Como escolher sua bike para passeios, etc.

Percebe!, pessoas interessadas em bicicleta, mas na dúvida e inseguras sobre o que escolher, acabam não comprando. Com conteúdos deste tipo você auxiliará a tirar as dúvidas, dar mais segurança e aumentar o desejo de consumo.

Como você está dando algo útil e de valor para essa pessoa, através destes conteúdos, ela se sentirá naturalmente atraída para negociar com você, é a lei da reciprocidade!

Confira agora o vídeo que preparei sobre o assunto:

Resumindo:

  1. Construa sua nova realidade no mundo online
  2. Aproveite os 4 comportamentos padrão dos usuários da internet para alavancar o seu negócio.
  3. Tenha um site bem posicionado nos mecanismos de busca.
  4. Marque presença em redes sociais de grande circulação!
  5. Tenha mecanismos de captura de e-mail e mantenha relacionamento com seus clientes e leads.
  6. Produza conteúdo útil para engajar com o seu público…

Lembre-se: O relacionamento é o caminho para as vendas!

Espero que estas dicas tenham sido úteis e que você possa levar o seu negócio para um próximo nível.

Até o próximo!

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Luciano Terra

Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC e Pós Graduado em Marketing pela ESPM, atua como consultor de empresas nas áreas de Gestão Estratégica, Analise e Melhoria de Processos e Estratégias de Marketing, com ênfase no Marketing Digital.

Website: https://lucianoterra.com.br/

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